quarta-feira, 5 de abril de 2017

Saí verde

SAÍ VERDE
Belíssima espécie da ordem dos Passeriformes da família dos Thraupidae, conhecido cientificamente como Chlorophanes spiza, medindo 14cm aproximadamente de comprimento, é o maior dos “saís”, também conhecida como saí tucano (Rio de janeiro) e tem tem, e possuí sete subespécie.
DISTRIBUIÇÃO: Vive normalmente aos casais e são encontrados desde a Amazônia até o Nordeste, no Sudeste e no Sul.
HABITAT: Floresta ou mata Atlântica, Mata ou Floresta Ciliar, Mata de Araucária, Mata de Terra Firme, Mata de Várzea, Mata de Transição(matas primárias e secundárias), Mata Riparia ou Ribeirinha, Floresta Paludosa Amazônica, Tepuis, Caatinga Amazônica ou Lavrados, Áreas Antrópicas (onde houve ou há ação do homem) e Pantanal.
ALIMENTAÇÃO: Sua dieta consiste em frutos, néctar e insetos.
VOCALIZAÇÃO
Vídeo compartilhado do Youtube
DIMORFISMO SEXUAL:  O macho é verde azulado com o alto e os lados da cabeça pretos e os olhos vermelhos e a fêmea é verde opaca, com a garganta e o centro da barriga amarelados e os olhos escuros. Tem bico relativamente largo, de mandíbula amarelo clara. 
 MACHO DA ESPÉCIE
FÊMEA DA ESPÉCIE
REPRODUÇÃO:  Faz ninho em formato de uma tigela rasa bem fixada com teias de aranha a uma forquilha, entre 3 e 12 m de altura, cada ninhada geralmente tem entre dois e três ovos brancos com pontos marrons, tendo de duas a três ninhadas por estação. Os filhotes nascem após 13 dias de incubação. Atinge a maturidade sexual aos doze meses. 
 STATUS DE CONSERVAÇÃO: Está atualmente classificado pelo IUCN - International Union on for Conservation of Nature (União Internacional para a Conservação da Natureza) como Pouco Preocupante.
OBSERVAÇÃO: Espécie protegida por lei, portanto para mante-la no cativeiro é necessário ser filiado ao IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.
Não retire da natureza qualquer espécie silvestre e nem compre-a no comércio clandestino de animais silvestre, procure adquiri-las de criadores credenciados e legalizados pelo órgão acima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário