quinta-feira, 9 de março de 2017

Surucuá mascarado

SURUCUÁ MASCARADO
Trata-se de uma ave da ordem dos Trogoniformes da família dos Trogonidae, conhecida cientificamente como Trogon personatus, medindo 22,5cm aproximadamente de comprimento, sendo que a mesma possuí nove subespécie.
DISTRIBUIÇÃO: Florestas montanhosas na região dos tepuis, na fronteira com a Venezuela e também aparece em ampla distribuição nos Andes. 
HABITAT: Habita florestas montanhosas na região dos tepuis, frequenta matas primarias e secundárias, e também suas bordas.
ALIMENTAÇÃO: Possuí  uma dieta mista à base de frutas e insetos que captura em voo
VOCALIZAÇÃO 
 Vídeo Compartilhado do You
DIMORFISMO SEXUAL:
  As partes superiores, cabeça e parte superior do tórax do sexo masculino são de várias cores, verde brilhante, bronze avermelhado ou dourado verde, a barriga e a parte inferior do peito são vermelhas, o último separou do peito esverdeado superior por uma faixa branca estreita, macho tem um anel distinto no olho, que é vermelho em a maioria de subespécie, mas tendendo para o alaranjado na subespécie dos tepuis. A fêmea é marrom acima, com uma barriga rosada a vermelha e peito, a faixa branca que separa marrom e vermelho em seu lado de baixo é frequentemente estreita ou obscurecida.

MACHO DA ESPÉCIE


 FÊMEA DA ESPÉCIE
REPRODUÇÃO:  É uma espécie pouco estudada no Brasil, porém costuma nidificar em arvores parcialmente apodrecida ou em cupinzeiros arborícolas e uma altura de 3 a 10 metros do solo, e a postura geralmente é de dois ovos.
CONSERVAÇÃO: Está classificado pelo IUCN - International Union on for Conservation of Nature  (União Internacional para a Conservação da Natureza), como Pouco Preocupante.
OBSERVAÇÃO: Não retire pássaros silvestres da natureza, nem compre-os no comércio clandestinos de animais silvestres, procure adquiri-los de criadores credenciados e legalizados pelo IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, é necessário autorização do órgão para manter essa espécie de ave no cativeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário