sábado, 18 de abril de 2015

Cigarrinha-Verdadeira

CIGARRINHA-VERDADEIRA
É uma pássaro da ordem dos Passeriformes, da família dos Thraupidae, sendo seu nome científico Sporophila falcirostris, medindo 12cm de comprimento, também conhecido como chiadora, cigarrinha, papa-campim-de taquara, patativa chiadora.
DISTRIBUIÇÃO: Sua distribuição vai do sul da Bahia a Santa Catarina.
HABITAT: Habitam a mata Atlântica em altitude até 200 metros.
ALIMENTAÇÃO: Alimenta-se de sementes como a do Taquaris (planta da família das gramíneas) que frutificam em touceiras isoladas nas bordas da mata atlântica,sementes de Ciperácea (espécie de planta herbácea), e sementes de bambus.
CANTO
DIMORFISMO SEXUAL: O macho possui a plumagem na tonalidade cinza escuro, seu bico e amarelo com a maxila mais estreita que a mandíbula (bico enorme) no formato de foice, possui faixa branca nas penas das asas, e seu abdômen é esbranquiçado.
MACHO DA ESPÉCIE
A fêmea, possui o bico mais escuro na tonalidade negra, e sua plumagem e na tonalidade parda amarronzada.
FÊMEA DA ESPÉCIE
REPRODUÇÃO: Sua reprodução ocorre na primavera e verão, constroem o ninho no formato de taça, a postura é de dois a três ovos, a eclosão ocorre após 13 a 15 dias de incubação, e costumam fazer duas ninhadas por temporada.
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Está classificado pela IUCN -International Union on for Conservation of Nature (União Internacional para a Conservação da Natureza) como Ameaçada Vulnerável, devido a perda do seu habitat pelo desmatamento, e pela captura do tráfico de animais silvestres.
OBSERVAÇÃO: Não retire pássaros da natureza, nem compre-os no comércio clandestino de animais silvestres, adquira-os de criadores credenciados e legalizados pelo IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, é necessário autorização do órgão para manter essa espécie de pássaro em cativeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário