PICA-PAU-DE-PARNAÍBA
É um pássaro que foi descoberto em 1926 em Urucuí(Piauí), e redescoberto em 2006 no nordeste de Tocantins em Goiatíns. É um pássaro endêmico do Brasil pertence a ordem dos paciformes da família dos Picidae, sendo conhecido cientifícamente como Celeus obrieni, e chega a medir 27cm de comprimento, e foi descrito na literatura somente em 1973, baseado em um único exemplar, pois permaneceu por mais de 80 anos desaparecido na natureza.
DISTRIBUIÇÃO: Está distribuído nos estados e Piauí(Urucuí), Maranhão, Tocantins, Goiás, e no Mato Grosso.
HABITAT: Habita mata de galeria(floresta que formam corredores ao lado dos rios), floresta mesófila(onde há vegetação de porte médio a alto), onde possua bambu popularmente chamado de tabóca.
CANTO: Possui três vocalizações, canto, chamado e tamborilar(ruído semelhante ao rufar de um tambor)ALIMENTAÇÃO: Alimenta-se quase que exclusivamente de formigas que vivem dentro das hastes dos bambus, característica do cerrado, principalmente as formigas dos gêneros Camponotus e Azteca.
DIMORFISMO SEXUAL: O macho apresenta uma faixa malar e topetes vermelhos, peito e cauda negros, as assas são na tonalidade ferruginosas, dorso superior amarelo escamado em preto, dorso inferior e partes inferiores amarela, é são maiores que a fêmea, o que diferencia um do outro e a mancha vermelha na face que na fêmea é ausente.
REPRODUÇÃO: A sua reprodução costuma ocorrer entre os meses de julho e outubro, e depende muito especificamente do seu habitat que deve possuir tabocais, pois precisam de uma área considerável para se alimentar e construir o seu ninho
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Está classificado atualmente pelo IUCN -International Union on for Conservation of Nature(União Internacional para a Conservação da Natureza) como EM PERIGO CRITICO, com base na perda do seu habitat para a cultura e no desmatamento, estão vivendo em espaços cada vez menores e confinados em pequena população, o que acentua o isolamento da espécie, e é uma questão de anos para que esse lindo pássaro possa se torna extinto na natureza.
OBSERVAÇÃO: Não retire pássaros da natureza, nem compre-os no comércio clandestino de pássaros silvestres, adquira-os de criadores legalizados e credenciados pelo IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, é necessário ter uma autorização do órgão para manter essa espécie de pássaro em cativeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário