segunda-feira, 6 de abril de 2015

Papagaio-de-Peito-Roxo

PAPAGAIO-DE-PEITO-ROXO
Trata-se uma ave da ordem dos Psittaciformes, da família dos Psittacidae, conhecido científicamente como Amazona vinacea, medindo de 30 a 35cm de comprimento, também conhecido como papagaio-caboclo, curraleiro, coraleiro, jurueba, téu-téu- e crau-crau.
DISTRIBUIÇÃO: Está distribuído do sudeste e sul do Brasil, também é encontrado no oeste do Paraguai, e nordeste da Argentina.
HABITAT: Ave endêmica da mata Atlântica em áreas serranas até 2000 metros de altitude, e mata de Araucária, vive sozinho, em casais, ou em pequenos grupos.
ALIMENTAÇÃO: É uma ave frugívora, alimenta-se quase que exclusivamente de frutos, de vez em quando algumas sementes também compõem sua dieta.
DIMORFISMO SEXUAL: Essa espécie não possui dimorfismo sexual, ambos possuem plumagem em geral verde, mas com penas arroxeadas no peito de aspecto escamoso com gola de penas alongadas, loros, frontes, base do bico, encontro e espelho alar vermelho, extremidades das asas é verde azulada, seu dorso e cauda são verde amarelados, partes externas das penas secundárias são na tonalidade vermelha, íris também vermelha e os pés são na cor cinza.
REPRODUÇÃO: Reproduzem-se de agosto a dezembro, constroem seu ninho no oco de tronco das árvores, a postura é geralmente de dois ovos, e a incubação leva em torno de trinta dias.
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Está atualmente classificado pelo IUCN -International Union on for Conservation of Nature (União Internacional para a Conservação da Natureza), EM PERIGO devido ao tráfico de animais silvestres e pelo desmatamento da maior parte de sua área de habitat.
OBSERVAÇÃO: Não retire pássaros ou aves da natureza, nem compre-os no comércio clandestinos de animais silvestres, adquira-os de criadores credenciados e legalizados pelo IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, é necessário ter autorização do órgão para manter essa espécie de ave em cativeiro.






Nenhum comentário:

Postar um comentário