terça-feira, 28 de abril de 2015

Cambacica

CAMBACICA
É um pássaro bastante popular da ordem dos Passeriformes da família dos Coerebidae (Thraupidae), para alguns ornitólogos, seu nome científico é Coereba flaveola, medindo aproximadamente 10 cm de comprimento, conhecido também como mariquita, sebinho, caga sebo, cabeça de vaca, sibito de manga, saí e tem-tem coroado e outros.
DISTRIBUIÇÃO: Ocorre em todas as regiões do Brasil, exceto em grande parte Amazônica, pois evita o interior de florestas densas, também é encontrado desde o México, América Central e Caribe, com exceção do Chile e Uruguai.
HABITAT: Habitam áreas antrópicas (onde houve ou há basicamente a ação do homem), capoeiras, bordas de matas, mata Atlântica, floresta mesófilas (vegetação de porte médio a alto), mata ciliar, mata ou floresta de galeria (que formam corredores ao lado dos rios), mata de araucária, restinga, mata de terra firme, mata ripária ou ribeirinha, mata de transição (da floresta para o cerrado), mata de igapó, pantanal, manguezais, ilhas fluviais, ambiente aquáticos, cerrado e caatinga.
ALIMENTAÇÃO: Sua alimentação baseia-se em néctar, frutos, artrópodes, tem preferência por bananas, mamão, jabuticaba, e laranja, aprecia também frequentar os bebedouros destinados ao beija flores em busca de água açucarada.
CANTO

DIMORFISMO SEXUAL: Não existem dimorfismo sexual nessa espécie, tanto o macho como a fêmea possuem plumagem no dorso marrom, o peito e abdomem amarelo, pescoço cinza, e cabeça com listras pretas e brancas.
NINHO DA ESPÉCIE
REPRODUÇÃO: Constrói o ninho relativamente alto e com bom acabamento de acesso pequeno superior e dirigido para baixo, coberto por um longo alpendre que veda a entrada grosso e compacto, feito de palhas, folhas, capins, e teias de aranhas, a postura é de dois a três ovos amarelados com pintas marrom avermelhadas, a fêmea se encarrega da incubação que leva em torno de 13 dias, se reproduzem durante o ano todo, fazendo um novo ninho em cada postura.
Costumam construirem um ninho para descanso e pernoite, sendo esse menor, achatado, com entrada larga e baixa.
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Está classificado pelo IUCN -International Union on for Conservation of Nature (União Internacional para a Conservação da Natureza) como Pouco Preocupante.
OBSERVAÇÃO: Não retire pássaros da natureza, nem compre-os no comércio clandestino de animais silvestres, procure adquiri-los de criadores legalizados e credenciados pelo IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, é necessário ter uma autorização do órgão para manter esse pássaro no cativeiro.






2 comentários:

  1. recentemente estou colocando bebedouro com açúcarnas devidas recomendação é higiene diária. As Cambacica lindas, bebem bastante. Fiquei preocupada pois as fezes delas são bem líquidas. É assim mesmo ou sera que estou fazendo algo errado? Pode me ajudar ou indicar alguém que possa me informar?
    sonjatinoco@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. recentemente estou colocando bebedouro com açúcarnas devidas recomendação é higiene diária. As Cambacica lindas, bebem bastante. Fiquei preocupada pois as fezes delas são bem líquidas. É assim mesmo ou sera que estou fazendo algo errado? Pode me ajudar ou indicar alguém que possa me informar?
    sonjatinoco@hotmail.com

    ResponderExcluir