sábado, 4 de abril de 2015

Pica-pau Rei

PICA-PAU REI
Trata-se de um pássaro da mais rara beleza, chegando a medir 37cm de comprimento, e é considerado o maior pica pau do Brasil, pertence a ordem dos Paciformes, da família dos Picidae, sendo seu nome científico Campephilus robustus, também é conhecido como pica-pau-galo, pica-pau-grande, pica-pau-de-cabeça-vermelha, pica-pau-soldado.
DISTRIBUIÇÃO: Sua distribuição vai de Goiás, Minas Gerais, e Bahia até o Rio Grande do Sul.
HABITAT: Habitam as matas de Araucárias, Mata Atlântica montana e de encosta entre 0 e 2200metros de altitude, restingas mas normalmente em matas primárias, florestas mesófilas(vegetação de porte médio a alto), floresta ou mata de galeria(florestas que formam corredores ao lado dos rios), floresta ou mata ciliar, mata ou floresta subtropical, vivem solitários, em casais, ou em grupos de até seis pássaros.
ALIMENTAÇÃO: É um pássaro insetívoro, sua alimentação baseia-se em insetos e larvas que retiram das árvores onde perfuram os troncos com o bico e usam sua língua pegajosa de ponta afiada, também podem sugar o sumo e algumas frutas em pomares.
CANTO: ´Possuem diversos chamados como por exemplo: batimento repetitivo quando procura por alimento ou na construção do ninho denominado cinzelar, o tamborilar, som parecido com a batida de um tambor quando procura por uma companheira ou defende seu território que é executado batendo constantemente o bico no tronco de uma árvore.
MACHO
DIMORFISMO SEXUAL: Possuem cabeça e pescoço vermelhos, dorso na tonalidade creme, asas e caudas na cor negra, peito e ventre na cor branca inteiramente barrados por finas faixas negras no sentido horizontal. A fêmea possui uma grande estria malar branca vilada de negro, o macho tem uma mancha auricular preta e branca.
FÊMEA
REPRODUÇÃO: Nidifica em troncos mortos onde cavam um buraco com o bico e forram o mesmo com pequenas lascas de madeiras retiradas na escavação à uma altura de três a cinco metros do solo, e seu período reprodutivo vai de outubro a novembro, realizam apenas uma postura por temporada, onde a fêmea coloca de dois a cinco ovos, que eclodem entre 15 e 17 dias de incubação, tanto o macho como a fêmea se revezam na incubação.
NINHO DA ESPÉCIE
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Está atualmente classificado pelo IUCN - International Union on for Conservation of Nature(União Internacional para a Conservação da Natureza) como Quase Ameaçada, devido ao desmatamento e perda de seu habitat.
OBSERVAÇÃO: Não sendo repetitivo mais é sempre bom lembrar que não retire pássaros da natureza, nem compre-os no comércio clandestino de pássaros silvestres, adquira-os de criadores credenciados e legalizados pelo IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, lembrado que é obrigatório possuir autorização do órgão para manter esse pássaro em cativeiro.




Nenhum comentário:

Postar um comentário