quarta-feira, 29 de abril de 2015

Diuca

DIUCA
Iremos conhecer um pouquinho de um pássaro da ordem dos Passeriformes, da família dos Thraupidae, de nome científico Diuca-diuca, medindo 17cm de comprimento, também conhecido como papa capim cinzento.
DISTRIBUIÇÃO: É um raro visitante da região sul em Uruguaiana no estado do Rio Grande do Sul,  observado em parques e campos com arbustos esparsos, comum na Argentina, Chile, e Bolívia.
HABITAT: Habita campos e campinaranas (floresta ou mata de um tipo particular de vegetação de solo pobre, raso e rochoso).
ALIMENTAÇÃO: Alimenta-se de sementes de vários tipos de gramíneas.
CANTO
MACHO DA ESPÉCIE
DIMORFISMO SEXUAL: O macho apresenta cabeça, nuca, dorso e peito na tonalidade cinza-azulado, abaixo do peito e ventre na cor branca, crisso (parte terminal do abdomem, entre as coxas e a cauda) e infracaudais na cor canela, as penas maiores das asas (rêmiges) cinza escuro, com cinza-azulado, com coberteiras na cor cinza, penas da cauda (retrizes) na cor cinza escuro, bico, pernas, e pés escuros. Na fêmea a cor cinza é parcialmente substituída pela cor canela.
FÊMEA DA ESPÉCIE
REPRODUÇÃO: Sua reprodução ocorre na primavera e verão, costuma ter duas ninhadas por temporada, a postura e de dois e três ovos, e a eclosão ocorre após 13 a 15 dias de incubação, constrói seu ninho em pequeno arbustos no formato de xícara aberta utilizando gravetos ,raízes finas e fibras vegetais.
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Está atualmente classificado pelo IUCN - International on for Conservation of Nature (União Internacional para a Conservação da Natureza) como Pouco Preocupante.
OBSERVAÇÃO: Não retire pássaros da natureza, nem compre-os no comércio clandestino de animais silvestre, adquira-os de criadores credenciados e legalizados pelo IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, lembrando que é necessário ter autorização do órgão para manter essa espécie em cativeiro.





Nenhum comentário:

Postar um comentário