TIZIU
Trata-se de um pássaro da ordem dos Passeriformes da família dos Thraupidae, conhecido cientifícamente como Volatinia Jacarina, mede 10 cm aproximadamente de comprimento, também é conhecido como tizirro, saltador, papa-arroz, bate-estaca, serra-serra, serrador, alfaiate e veludinho.
DISTRIBUIÇÃO: É um pássaro que está distribuído em todo o Brasil, sendo também encontrado no México, Panamá, e em todos os países da América do Sul.
HABITAT: Habita restinga, mata de galeria (floresta que formam corredores ao lado dos rios), campos e campinaranas (floresta de um tipo particular de vegetação de solo pobre e rochoso), caatinga Amazônica ou lavrados, caatinga, cerrado, pantanal, ilhas fluviais, ambiente aquático e áreas antrópicas (onde houve ou há ação do homem) capinzais perto das cidades e zona rural adjacentes.
ALIMENTAÇÃO: Alimenta-se principalmente de sementes de gramíneas de diversos tipos, braquiárias exóticas ou naturais.
CANTO: A vocalização do seu canto é o que deu origem ao seu nome, pois o macho escolhe um poleiro (Galho) ou tronco emite o som tiziu saltando para o alto e voltando ao mesmo lugar.
MACHO
DIMORFISMO SEXUAL: O macho é todo preto com um certo brilho azul metálico, exceto por uma mancha branca na parte inferior das asas. A fêmea é marrom-oliva, na parte superior, sendo que a parte inferior é na tonalidade amarelo-amarronzado, tendo estrias escuras no peito e nas laterais.
FÊMEA
REPRODUÇÃO: A sua reprodução ocorre praticamente o ano todo, costuma fazer seu ninho entre as touceiras de capim no formato de uma xícara fina e profunda, onde a fêmea deposita de dois a três ovos na tonalidade branco azulado com pontos marrom avermelhados, a eclosão ocorre entre 13 a 15 dias.
NINHO DA ESPÉCIE
PÁSSARO JOVEM (MACHO)
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Está classificado pelo IUCN - International Union on for conservation of Nature (União Internacional para a Conservação da Natureza) como pouco preocupante.
OBSERVAÇÃO: Não retire pássaros da natureza, nem compre-os no comércio clandestinos de animais silvestre, adquira-os de criadores credenciados e legalizados pelo IBAMA -Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Dos Recursos Naturais Renováveis.
É necessário ter autorização do órgão para manter essa espécie de pássaro em cativeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário