BICUDO
Trata-se de um pássaro canoro da família Thraupidae, sendo seu nome científico Sporophila (oryzoborus) Maximiliani, conhecido também como Bicudo do Norte, Bicudo Preto ou Bicudo verdadeiro .Alguns ornitólogos separam essa ave da espécie do gênero Sporophia.
É um pássaro granívoro e chega a medir 16cm de comprimento, sendo uma espécie bastante apreciada pelos criadores de pássaros devido ao seu lindo canto.
DISTRIBUIÇÃO: Centro oeste do Brasil, Alagoas, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso, Goiás, Amapá, leste e sudeste do Pará, Maranhão e Rondônia.
HABITAT: Florestas mesófila, (vegetação de porte médio e alto), mata ou floresta ciliar, mata ou floresta de Galeria (florestas que formam corredores ao longo dos rios e áreas úmidas), brejos,bordas de matas(regiões de clima quente), veredas (áreas úmidas) com arbustos.
ALIMENTAÇÃO: Gostam das sementes do capim navalha, tiririca, navalha de macaco e apreciam também sementes de arroz.
DIMORFISMO SEXUAL: A plumagem dos machos é negra com manchas brancas na parte externa das asas, sendo que a parte inferior apresentam nuances de branco. Tem o bico grosso em ambos os sexos, sendo o mesmo branco ou manchado. As fêmeas tem a sua plumagem parda, na tonalidade marrom.
Fêmea da espécie.
CANTO: Melodioso, muito rico em notas e com voz flauteada, podendo apresentar mais de vinte notas. Difere-se nas várias subespécies, e em diferentes regiões onde está distribuído. Podemos citar como exemplo o canto flauta clássico, o canto flauta Mato Grosso e outros.
REPRODUÇÃO: Confeccionam o ninho fechado com raízes finas e delicadas. A postura ocorre nos meses de outubro a março, podendo chegar a três posturas por temporada, em média de 02 e 03 ovos,que levam de 13 a 15 dias para eclodirem.
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Esse pássaro está classificado como Quase Ameaçado, sendo que o mesmo desapareceu de muitas áreas do Brasil Centro-Oriental. A principais causas são a captura para o comércio clandestino de pássaros e em parte pela sua alimentação, pois como foi dito o mesmo aprecia sementes de arroz, muitas vezes se contaminado com produtos agrotóxicos.
OBSERVAÇÃO: Nunca compre pássaros no comércio clandestino de aves.Procure um criatório legalizado pelo IBAMA- Instituto Brasileiro do Meio Ambiente. Ajude na preservação da natureza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário