PATATIVA
É um pássaro canoro da ordem dos passeriformes, da família Thraupidae, sendo conhecido pelo nome científico Sporophila plumbea , e mede aproximadamente 11cm de comprimento, sendo que existem três subespécie duas estão no território brasileiro, onde vivem em pequenos bandos, mais se separam na época da reprodução.
DISTRIBUIÇÃO: Está distribuído no Maranhão, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, e Rio Grande do Sul, no inverno migra mais ao sul, e encontrado também na Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Paraguai, e na Argentina.
HABITAT: Vivem em capoeiras, cerrados, buritizais, mata ralas ribeirinhas, em áreas de campinarana (floresta de um tipo particular de vegetação de solo raso, pobre e rochoso) em Marajó e no Amapá e nos campos em Roraima, ambiente e áreas alagadas.
ALIMENTAÇÃO: Por ser um pássaro granivoro alimenta-se exclusivamente de sementes de gramas, capim, principalmente de braquiárias.
CANTO: Possuem um dos mais finos canto muito melodioso e triste, sendo que esse pássaro pode imitar outras espécies.
MACHO DA ESPÉCIE
DIMORFISMO SEXUAL: O macho é cinza azulado com manchas brancas na base do bico e sob os olhos. A fêmea é parda uniforme, mais clara nas partes inferiores, ambos possuem o bico pernas e pés na tonalidade negra.
FÊMEA DA ESPÉCIE
REPRODUÇÃO: O ninho é em forma de uma xícara aberta e rala feito com raízes e gravetos finos, a postura é de dois a três ovos na cor branca com manchas,e pode ter de duas a quatro ninhadas por temporada na primavera a eclosão ocorre após 13 dias após serem colocados.
NINHO DA ESPÉCIE COM FILHOTES
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: A espécie desaparece vitima do comercio ilegal de aves e com a destruição do seu habitat pelo ser humano, esta classificada pela IUCN (International Union for Conservation of Nature) como pouco preocupante.
OBSERVAÇÃO: Não retire pássaros da natureza e nem compre-os no comercio ilegal de pássaros silvestres, somente adquira-os em criatórios credenciados e legalizados pelo IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário