quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Curió

CURIÓ (macho)
Pássaro canoro muito apreciado no Brasil como pássaro de gaiola, devido ao seu lindo canto. Tem em média de 12 a 13cm de comprimento e pertence a ordem dos passeriformes da família dos Thraupidae, mas muitos ornitólogos o consideram da família Emberizidae. Seu nome científico é Sporophila(oryzoborus)Angolensi. Pássaro nativo do Brasil, seu nome na língua indígena significa "amigo do homem".
HABITAT: Vivem em bordas de matas, próximas a áreas pantanosas ou brejos, buritizais, áreas onde há ação do homem(áreas antrópicas) ,habita as regiões litorâneas brasileiras, principalmente o litoral paulista.
DISTRIBUIÇÃO: Está distribuído em quase todo o território brasileiro,inclusive na região Amazônica, Rio Grande do Sul, passando pelas regiões centro oeste.
ALIMENTAÇÃO: Sendo um pássaro granivoro, alimenta-se principalmente de sementes, como sementes do capim navalha, de tiriricas e eventualmente de pequenos insetos.
CANTO: Seu canto é similar a um violino e apresenta características diferentes para cada região.
DIMORFISMO SEXUAL: Os machos possuem a parte superior da cabeça ate a garganta, asas e cauda na cor preta, sendo que a parte interna das asas são brancas e a parte inferior do corpo  avermelhado. Já as fêmeas, apresentam coloração parda e marrom; ambos os sexos possuem bicos fortes e robustos para quebrarem as sementes.
FÊMEA DA ESPÉCIE

REPRODUÇÃO: A reprodução vai de agosto a março. Seus ninhos são construídos no formato de uma xícara e a confecção do ninho é feita com capim , raízes finas e gravetos, geralmente escondidos entre os arbustos ou árvores encorpadas e de médio porte. A fêmea coloca dois ovos brancos com manchas marrons e a eclosão leva de 13 a 15 dias.
CURIOSIDADE: Em muitas regiões do Brasil ele também é conhecido com Avinhado, devido a coloração dos machos na parte inferior.
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Atualmente está classificado como pouco preocupante, embora o seu número venha decaindo bastante devido à caça ilegal  para abastecer o comércio não legalizado de pássaros selvagens.
OBSERVAÇÃO: É proibido manter esses pássaros em cativeiros, salvo com autorização do IBAMA -Instituto Brasileiro do Meio Ambiente. Preserve a natureza, não adquira pássaros do comércio clandestino de aves.Procure um criatório autorizado e legalizado pelo IBAMA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário