SABIÁ LARANJEIRA
Ave da família dos Turdidae, sendo seu nome científico Turdus Rufiventris, pertence a ordem dos passeriformes, mede 25cm aproximadamente de comprimento, e é a ave símbolo do estado de São Paulo, como também é considerado a ave símbolo do Brasil apesar de muitos ornitólogos constetarem.
DISTRIBUIÇÃO: É encontrado do Maranhão ao Rio Grande do Sul, no Sudeste, no Nordeste, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, também na Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai.
HABITAT: Vivem em áreas semi abertas e bordas de matas, em pomares, nas cidades e capoeiras, florestas da mata atlântica, florestas mesófila (vegetação de porte médio a alto), mata e floresta ciliar, mata ou floresta de galeria (florestas que formam corredores ao longo dos rios e áreas úmidas), mata e floresta subtropical, restinga, buritizais, campos e campinaranas(floresta de um tipo particular de vegetação de solo raso, pobre e rochoso), caatinga, cerrado, áreas antrópicas (áreas onde há ou houve ação do homem), pantanal e manguezais.
CANTO: Seu canto é um dialeto regional,variando o seu cantar de um fraseado melodioso e
complexo em algumas regiões, sendo que em outras o seu canto é medíocre não sendo nada apreciado.
ALIMENTAÇÃO: Sua alimentação baseia-se em frutos, minhocas, larvas, insetos.
DIMORFISMO SEXUAL: Não existe nessa espécie, tanto o macho como a fêmea apresentam plumagem parda, com exceção da região do ventre que destaca-se a cor vermelho ferrugem com um leve tom alaranjado, e possuem o bico amarelo escuro.
REPRODUÇÃO: Reproduzem de Setembro a Dezembro até meado de janeiro, constroem o ninho com gravetos no formato de uma tigela funda reforçando com barro, forrando com capim em arbustos densos, a fêmea coloca de três a quatro ovos de cor verde azulada com manchas ferrugem, a eclosão leva em torno de 13 a 15 dias.
CURIOSIDADE: Adoram tomar banhos demorados de chuva.
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Atualmente a espécie é considerada pouco preocupante.
OBSERVAÇÃO: Não retire aves da natureza ou compre no comércio ilegal de aves, ajudando assim na sua conservação, adquira somente em criatórios legalizado e credenciado pelo IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário