segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Pintassilgo Portugues

PINTASSILGO PORTUGUÊS

O pintassilgo português é um pássaro da família dos Fringillidae, sendo  seu nome científico Carduelis-Carduelis, também conhecido como pintassilgo europeu ou apenas pintasilgo comum. É um pássaro canoro de uma plumagem belíssima nas cores vermelho, amarelo, branco, castanho, e preto, medindo em media 12cm de comprimento aproximadamente.
HABITAT: Habita a Europa, Ásia Central e Ocidental e África Setentrional. Gosta de bosques abertos, pomares, jardins, e parques, não sendo encontrado em  áreas densamente florestadas e de altitude.
ALIMENTAÇÃO: Sua alimentação é baseada em sementes, frutas e pequenos insetos. Aprecia muito as sementes de Cardos espécie de um pequeno arbusto, em cativeiro consomem alpiste, e niger, além de uma boa farinhada a base de ovo.
DIMORFISMO SEXUAL: Tanto os machos como as fêmeas são quase idênticos e uma pessoa leiga seria incapaz de determinar o sexo,porém, os machos possuem uma coloração um pouco mais acentuada,tendo a curvatura das asas pretas, e as fêmeas são acastanhadas, além dos machos terem os bicos mais longos e a  mancha vermelha da cabeça ser mais alongada e o restante ser na cor branco e preto, em ambos os sexos possuem uma barra na cor amarelo vivo nas asas e o bico na cor marfim.
CANTO: Seu canto é melodioso, meio metálico e dura em média mais que dois minutos. Tanto os machos como as fêmeas cantam, porém, os machos cantam bem melhor e de forma mais melodiosa.
REPRODUÇÃO: A fêmea costuma fazer duas posturas por ano, a incubação varias de 13 a 15 dias,chegando a colocar de 3 a 6 ovos na cor azul claro com manchas castanhas. Entre os meses de abril e maio, constroem seus ninhos em arbustos densos, geralmente usando pequenos gravetos, raízes finas, e crina de cavalos para forrar o mesmo, e algum material macio, como algodão.

Em cativeiro, quando  acasalado com a fêmea do canário do reino, produzem um híbrido com excelente canto,sendo que em minhas pesquisas descobri que há controversas quanto a proibição desse acasalamento, alguns dizem ser proibido por lei, enquanto outros dizem não haver qualquer tipo de proibição,deixando assim uma lacuna quanto a essa prática.
É uma espécie protegida por lei, sendo proibida a sua captura na natureza. Não corre risco de extinção, mas está classificado como preocupante.
É criada em cativeiro por criatórios que possuem autorização do IBAMA -Instituto Brasileiro do Meio Ambiente, para comercialização desse pássaro maravilhoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário