CANÁRIO DO REINO VERDADEIRO
O canário do reino selvagem ou canário verdadeiro é um passiforme da familía dos fringillidae, seu nome científico é Serinus Canaria. Mede aproximadamente de 12 a 13 cm de comprimento, e era muito apreciado pelos marinheiros como animal de estimação, motivo pelo qual conquistaram rapidamente a Europa.
HABITAT: Originário da Ilha da Madeira e das Ilhas Canárias, onde adquiriu seu nome, ilhas estas que estão localizadas no oeste da África
ALIMENTAÇÃO: Alimentam-se perto da superfície com sementes oleosas de gramas, perilla e frutos.
CANTO: Canto melodioso,bem semelhante ao canto dos canários belgas.
DIMORFISMO SEXUAL: Os machos possuem as cores verde acinzentada com manchas amarelas pelo corpo, asas e cauda com estrias negras, sendo a parte inferior do ventre de cor mais clara.
As fêmeas possuem mais a cor acinzentada e sua tonalidade quase parda. Podemos dizer que a cor do canário selvagem é bem parecida com o canário doméstico da cor salsa.
REPRODUÇÃO: Costuma reproduzir-se entre os meses de março a junho, com uma postura que pode variar de 04 a 05, com ovos na cor azul clara com manchas avermelhadas, que são incubados no período de 13 a 15 dias. Costumam construir seus ninhos em forma de taça, em ramos de pinheiros bem distantes do solo, usando para isso fibras vegetais como capim, folhas de esteva (planta nativa selvagem), forrando o ninho com pêlos e penas. Os machos não ajudam na incubação, mas ajudam na alimentação dos filhotes.
CANÁRIO SELVAGEM OU CANÁRIO VERDADEIRO
CURIOSIDADE: Todos os canários domésticos tem o canário selvagem como seu antepassado e suas cores atuais são derivadas aos vários cruzamentos entre eles, inclusive com pássaros de outras espécies. Atualmente existem mais de 27 raças e mais de 564 variações de cores.
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: O canário verdadeiro ou selvagem está classificado pelo IUCN -International Union for Conservation of Nature como pouco preocupante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário