quinta-feira, 4 de junho de 2015

Garrincha dos ihanos

GARRINCHA DOS IHANOS
É um pássaro da ordem dos Passeriformes da família dos Troglodytidae, conhecido cientificamente como Campylorhynchus griseus, medindo 22cm aproximadamente de comprimento, vivem em bandos de três a cinco indivíduos, ou em pares, indo regularmente ao solo onde anda pulando e com a cauda erguida.
DISTRIBUIÇÃO: Sua distribuição ocorre no estado de Roraima, sendo também encontrado na Colômbia, Venezuela, e Guiana.
HABITAT: Habitam matas de galerias(que formam corredores ao lados dos rios), campos e campinaranas (tipo particular de vegetação de solo pobre, raso, e rochoso), caatinga Amazônica ou lavrados, e áreas antrópicas (onde basicamente houve ou há ação do homem).
ALIMENTAÇÃO: Sua alimentação baseia-se em insetos e pequenos artrópodes, ocasionalmente consomem frutas e néctar.
CANTO: Seu canto é uma sequência longa e rítmica, sempre executados em árvores altas.
DIMORFISMO SEXUAL: Apresentam a parte dorsal, parte superior da cabeça na cor amarronzada chocolate, face branca com uma lista globular que se prolonga até o final da cabeça, parte inferior na cor branca, bico pontudo e curvo na extremidade, parte superior da cauda amarronzada e a parte inferior branca com listas ou manchas marrom acinzentado, pernas, pés na tonalidade cinza claro.
REPRODUÇÃO: Constrói seu ninho no formato globular com entrada lateral tecendo capim seco e palha, ou ocupa ninhos similares como do do bem te vi abandonados, a postura é de três a cinco ovos marrom com pintas escuras, a eclosão ocorre entre 14 e 15 dias de incubação.
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Está classificado pelo IUCN - International Union on for Conservation of Nature (União Internacional para a Conservação da Natureza) como Pouco Preocupante.
OBSERVAÇÃO: Não retire pássaros ou qualquer animal da natureza, nem compre-os no comércio clandestino de animais silvestres, procure adquiri-los de criadores legalizados e credenciados pelo IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente, é necessário ter autorização do órgão para manter essa espécie de pássaro em cativeiro.





Nenhum comentário:

Postar um comentário