quarta-feira, 3 de junho de 2015

Corruíra

CORRUÍRA
Trata-se de um pássaro da ordem dos Passeriformes da família dos Troglodytidae, conhecido cientificamente como Troglodytes musculus, chegando a medir 12cm de comprimento, e é um dos pássaros mais populares do Brasil, possui dezoito subespécie, e é parente do famoso Uirapuru.
DISTRIBUIÇÃO: Ocorre em todo do Brasil, sendo também encontrado desde o Canadá até o sul da Argentina e Chile.
HABITAT: Habita mata de galeria (matas que formam corredores ao lado dos rios), buritizais, campos e campinaranas (tipo particular de vegetação de solo pobre, raso e rochoso), cerrado, caatinga, áreas antrópicas (onde basicamente houve ou há ação do homem), pantanal e ilhas fluviais.
ALIMENTAÇÃO: Sua alimentação baseia-se em insetos (besouros, formigas, lagartas, vespinhas) e pequenos artrópodes.
CANTO: Possui um canto trinado e melodioso, geralmente emitido no começo da manhã enquanto o pássaro se move a procura de alimentos.
DIMORFISMO SEXUAL: Possui a plumagem na cor marrom ferruginosa, com raias pretas nas asas e cauda, o ventre é um pouco mais claro que o dorso, possui um fino contorno claro nos olhos, bico fino e comprido levemente curvo na extremidade, pernas e pés curtos na tonalidade rosada.
Não existe dimorfismo sexual nessa espécie.
REPRODUÇÃO: Costuma construir seu ninho em qualquer tipo de cavidade, podendo ser em árvores, e em lugares mais improváveis como em telefone publico, instalações elétricas, e caixas disponibilizadas pelo seres humanos, buracos em paredes, ou rochas, embaixo de telhas, etc...
A postura é de três a seis ovos vermelhos claros, salpicados de vermelho escuro, manchados de cinza claro, a eclosão ocorre em torno de 14 dias, e os filhotes costumam deixarem o ninho entre 28 a 30 dias após a eclosão. Usam na construção do ninho folhas, raízes, gravetos, metais, papel, plástico, tecidos, e na câmara onde depositam seus ovos revestem com penas, pelos de animais, e ate mesmo com cabelo humano.
NINHO DA ESPÉCIE
FILHOTES DA ESPÉCIE
OVOS DA ESPÉCIE
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Está atualmente classificado pelo IUCN - International Union on for Conservation of Nature (União Internacional para a Conservação da natureza) como Pouco Preocupante.
OBSERVAÇÃO: Não retire pássaros ou qualquer animal da natureza, nem compre-os no comercio clandestino de animais silvestre, procure adquiri-los de criadores credenciados e legalizados pelo IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente, é necessário ter autorização do órgão para manter essa espécie de ave no cativeiro.








2 comentários:

  1. Estou acompanhando um ninho com 3 filhotes, o pássaro cuida o dia todo, buscando insetos para alimenta los, e tem um som diferente para espantar intrusos. O ninho esta dentro de um buraco na parede.

    ResponderExcluir
  2. Tem um ninho na sacada do meu apartamento em Sao Paulo, numa casinha ornamental para passaros pequeninos. nao sei quantos filhotes tem mas, o casal passa o dia todo buscando insetos para alimentar os filhotes. estava buscando informacao, nao sabia qual era a especie e encontrei esta imagem e o canto nao deixou duvidas, trata-se do corruira.

    ResponderExcluir