terça-feira, 1 de março de 2016

Mãe da Lua

MÃE DA LUA
Trata-se de uma ave da família dos Nyctibidae, da ordem dos Nyctibiiformes, conhecido cientificamente como Nyctibius griseus, medindo de 31 a 41cm de comprimento, também conhecido pelo nome de Urutau( ave fantasma).
DISTRIBUIÇÃO: Está distribuído em todo o território brasileiro, sendo encontrado também da Costa Rica à Bolívia, Argentina e Uruguai.
HABITAT: Floresta e mata atlântica, floresta mesófila (de porte médio a alto), mata e floresta de galeria( que formam corredores ao lados dos rios), floresta ciliar, mata de araucária, mata ou floresta subtropical, mata de terra firme, mata riparia ou ribeirinha, buritizais, campos e campinaranas( tipo particular de vegetação de solo raso, pobre e rochoso ), caatinga amazônica, caatinga, cerrado, áreas antrópicas ( onde houve ou há ação do homem ), pantanal, manguezais e ilhas fluviais.
ALIMENTAÇÃO:  Alimentam-se de insetos noturnos, especialmente de grande mariposas, cupins e besouros, que são caçados em pleno voo.
CANTO: Vocaliza um distinto e descendente "poo-pu,pu,pu,pu", principalmente em noite de lua cheia.
DIMORFISMO SEXUAL: Não existe nessa espécie de ave, ambos apresentam a coroa e nuca com a coloração castanha acinzentada amplamente rajada de castanho escuro, ombros marrom acinzentados com estrias e manchas esbranquiçadas, listras e estrias marrom escuro, o uropígio (apêndice onde estão implantadas as penas da cauda ), na tonalidade de marrom acinzentado, salpicado com listras e manchado de castanho escuro, as retrizes (penas da cauda ) na tonalidade  marrom, barradas de castanho acinzentado ou branco acinzentado, as rêmiges primárias (penas maiores das asas ) na cor marrom, manchadas de marrom acinzentado ao longo das bordas exteriores e ligeiramente manchada ou barrada de castanho acinzentado ao longo das bordas interiores, as rêmiges secundárias são na tonalidade marrom com barras acinzentada, lores e auriculares na  cor cinza pálido raiado de castanho escuro, garganta cinza amarronzado pálido com finas listras marrons, possuem uma lista na lateral da garganta na tonalidade escura, íris amarela, bico preto, tarso e pés amarronzados,  pardos acinzentados ou ainda cinzentos.
REPRODUÇÃO: Constroem seu ninho em cavidades de tocos ou galhos, a postura é de um único ovo, a incubação leva em torno de 33 dias, e o filhote deixa o ninho por volta de sete semanas.
NINHO DA ESPÉCIE COM OVO


FÊMEA COM FILHOTE
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Está classificado pelo IUCN - International Union on for Conservation of Nature ( União Internacional para a Conservação da Natureza ) como Pouco preocupante.
CURIOSIDADE: Existe uma crendice na Amazônia que as mães varrem debaixo das redes das meninas com uma vassoura feita com as penas da cauda desta ave para protegerem a castidade das meninas.
OBSERVAÇÃO: Não retire qualquer espécie de animal silvestre da natureza, nem compre-os no comércio clandestino de animais silvestres, procure adquiri-los de criadores credenciados e legalizados pelo IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente, é necessário ter autorização do órgão para manter essa espécie de ave em cativeiro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário