terça-feira, 9 de junho de 2015

João Pinto Amarelo

JOÃO PINTO AMARELO
Trata-se de um belíssimo pássaro da família dos Icteridae, da ordem dos Passeriformes, sendo que seu nome científico é Icterus Nigrogularis, que significa pássaro amarelo com garganta preta, possui quatro subespécie, também é conhecido como corrupião amarelo.
DISTRIBUIÇÃO: Ocorre no nordeste da Amazônia, especialmente no Amapá e Roraima.
HABITAT: Mata riparia ou ribeirinha, floresta paludosa amazônica e manguezais.
ALIMENTAÇÃO: Costuma vasculhar as copas das árvores em busca de flores que atraem insetos, e completa sua dieta com néctar e frutas.
CANTO: Canta no alto de árvores altas.
DIMORFISMO SEXUAL: O macho apresenta plumagem amarela, uma masca preta nos olhos, uma linha de garganta preta fina, assim como as asas e caudas na tonalidade preta, com uma barra nas asas branca e algumas listas brancas. A fêmea é semelhante sendo que sua plumagem é um pouco mais pálida.
REPRODUÇÃO: Constrói seu ninho pendente com entrada na parte superior, composto de plantas fibrosas, a postura é de três a quatro ovos na cores verde ou cinza pálido, a eclosão leva em torno de 15 dias de incubação.
NINHO DA ESPÉCIE
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Está atualmente classificado pelo IUCN - International Union on for Conservation of Nature (União Internacional para a Conservação da Natureza) como Pouco Preocupante.
OBSERVAÇÃO: Não retire pássaros, aves, ou qualquer animal da natureza, nem compre-os no comércio clandestino de animais silvestre, procure adquiri-los de criadores credenciados e legalizados pelo IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente, é necessário autorização do órgão para manter essa espécie de pássaro no cativeiro.






Nenhum comentário:

Postar um comentário