MARIQUITA-AZUL
Trata-se de um pássaro migrante frequente da cordilheira dos Andes, conhecido cientificamente como
Setophaga cerulea, medindo 11cm aproximadamente de comprimento, da ordem dos Passeriformes da família dos Parulidae.
DISTRIBUIÇÃO: Migrante frequente das cordilheiras dos Andes, atinge o sudeste do Brasil em São Paulo e Rio de Janeiro entre outubro e Janeiro, em áreas serranas florestadas.
HABITAT: Habitam floresta atlântica, e floresta mesófila (floresta ou mata de porte médio a alto).
ALIMENTAÇÃO: Sua alimentação baseia-se de insetos e frutos.
CANTO
DIMORFISMO SEXUAL: O macho é azul celeste na parte superior e branco na inferior, suas asas são barradas de branco bem como na cauda, e possui um colar na tonalidade negra. A fêmea possui o ventre amarelado, a parte inferior branca e não possui o colar preto.
MACHO DA ESPÉCIE
FÊMEA DA ESPÉCIE
REPRODUÇÃO: Sua reprodução ocorre de maio a agosto,os ninhos são construídos bem longe do tronco da árvore em galhos laterais, costuma fazer uma postura por temporada que é de três a cinco ovos, e a eclosão ocorre entre 13 a 15 dias de incubação.
FÊMEA EM INCUBAÇÃO
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Está classificado atualmente pelo IUCN - International Union on for Conservation of Nature (União Internacional para a Conservação da Natureza) como Ameaçada -Vulnerável, devido ao parasitismo na ninhada, pela perturbação humana e pela contaminação química, fatores que contribuem para o declínio da espécie.
OBSERVAÇÃO: Não retire qualquer animal da natureza, nem compre-os no comércio clandestino de animais silvestres, procure adquiri-los de criadores credenciados e legalizados pelo IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente, é necessário autorização do órgão para manter essa espécie de pássaro no cativeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário