sábado, 20 de junho de 2015

Garibaldi

GARIBALDI
Trata-se um pássaro de nome científico Chrysomus ruficapillus, da ordem dos Passeriformes da família dos Icteridae, medindo entre 17a 18cm de comprimento, sendo também conhecido como pássaro do arroz, papa arroz, chupim do nabo, chapéu de couro, casaca, corda negra, rinchão, e godelo.
DISTRIBUIÇÃO: Sua distribuição ocorre no Amapá, Amazonas, Mato Grosso do Sul,  Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Tocantins, Distrito Federal, e em todos os estados do Nordeste.
HABITAT: Mata de galeria (matas que foram corredores ao lados dos rios), campos e campinaranas (tipo particular de vegetação de solo pobre, raso, e rochoso), cerrado, áreas antrópicas (onde basicamente houve ou há ação do homem), Pantanal, áreas alagadas ou ambiente aquáticos.
ALIMENTAÇÃO: Sua alimentação está baseada em frutas, sementes, grãos, pequenos artrópodes, e também aprecia arroz com casca.
CANTO: Melodioso e muito agradável
DIMORFISMO SEXUAL: O macho possui plumagem na cor negra, a coroa, a garganta e o peito em vermelho fosco, a fêmea apresenta plumagem na cor pardo olivácea, com a barriga e o lado superior estriados de negro e pardacento claro.
MACHO DA ESPÉCIE
FÊMEA DA ESPÉCIE
REPRODUÇÃO: Fixam seus ninhos em forma de bolsa profunda com entrada superior como um copo profundo em talos verticais de taboas, ou em outras plantas geralmente a um metro da superfície da água, a postura é de dois a três ovos levemente azulados com manchas escuras, a eclosão ocorre entre 13 a 15 dias de incubação.
NINHO DA ESPÉCIE
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Está classificado atualmente pelo IUCN - International Union on for Conservation of Nature (Union Internacional para a Conservação da Natureza) como Pouco Preocupante.
OBSERVAÇÃO: Não retire qualquer animal da natureza, nem compre-os no comércio clandestino de animais silvestres, procure adquiri-los de criadores credenciados e legalizados pelo IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente, é necessário ter autorização do órgão para manter essa espécie de pássaro no cativeiro.






Um comentário:

  1. eu crio um concriz um gaturao um galo de capina um sabia um coelho um canario da teraa um papa capin um pintagol um canaario belga 2 periqiuto tuim um vem vem um tizio um golinha uma corda negra mas e tudo cadastrado no bama

    ResponderExcluir