IRATUÁ GRANDE
Trata-se de um belo pássaro de áreas abertas amazônica, da ordem dos Passeriformes, da família dos Icteridae, conhecido cientificamente como Gymnomystax mexicanus, medindo aproximadamente 31cm de comprimento, sendo que a fêmea é um pouco menor, o mesmo não possui subespécie.
DISTRIBUIÇÃO: Sua distribuição no Brasil é apenas na Amazônia, Roraima e Amapá, também é encontrado nas Guianas, Venezuela, Colômbia, Equador e Peru.
HABITAT: Matas riparias ou ribeirinhas, mata de galeria (que formam corredores ao lado dos rios), cerrado, campos ou campinaranas (tipo particular de vegetação de solo pobre, raso e rochoso), áreas antrópicas (onde basicamente houve ou há ação do homem), ilhas fluviais, e ambiente aquáticos.
ALIMENTAÇÃO: Sua alimentação baseia-se em insetos que acham revirando esterco de animais, e frutos, sendo quase onívoro.
CANTO: Sua vocalização é áspera e dissonante, e é emitida por ambos os sexos.
DIMORFISMO SEXUAL: Não existe dimorfismo sexual nessa espécie, ambos os sexos possuem parte do dorso da cabeça até a altura do peito na cor amarelo e o restante na cor negra, asas e caudas também na tonalidade preta, possui uma mancha negra ocular, sendo que a parte inferior é na cor amarela, duas listras negras que saem da parte inferior do bico, pernas e pés claros, bico grosso e fino na tonalidade negra.REPRODUÇÃO: Seu ninho é feito pela fêmea em forma de taça sobre palmeiras e árvores entre seis a oito metros de altura, a incubação fica também a cargo da mesma, a postura é em média de três ovos azulados com pintas e riscos pretos púrpuros, e levam em torno de 15 a 16 dias para eclodirem.
NINHO DA ESPÉCIE
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Está atualmente classificado pelo IUCN - International Union on for Conservation of Nature (União Internacional Para a Conservação da Natureza) como Pouco Preocupante.
OBSERVAÇÃO: Não retire pássaros, aves, ou qualquer animal da natureza, nem compre-os no comércio clandestino de animais silvestres, procure adquiri-los de criadores credenciados e legalizados pelo IBAMA -Instituto Brasileiro do Meio Ambiente, é necessário ter autorização do órgão para manter essa espécie de ave em cativeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário