SAÍRA NEGAÇA
Trata-se de mais um pássaro da ordem dos Passeriformes da família dos Thraupidae, conhecido cientificamente como Tangara punctata, medindo 12cm de comprimento,conhecida também como negaça, sendo que o mesmo possui cinco subespécie.
DISTRIBUIÇÃO: Vivem no nordeste da Amazônia.
HABITAT: Mata de terra firme, mata de transição (da floresta ao cerrado), tepuis, e áreas antrópicas (onde houve ou há ação do homem), em grupos associados a bandos mistos, nas copas e estratos inferiores.ALIMENTAÇÃO: Hábito frugívoro, gosta de alimentar-se de bagas, insetos e também pode se alimentar de pólen das flores.
CANTO: Possui vocalização fina, aguda e um canto chilreado rápido.
DIMORFISMO SEXUAL: Possui plumagem dotada de aparência escamosa contrastante, nas tonalidades verdes e preta, pernas e pés cinza claro, bico fino. Não apresentam dimorfismo sexual.
REPRODUÇÃO: constrói seu ninho em forma de taça, a postura é geralmente entre dois a três ovos, tendo de duas a três ninhadas por temporada, a eclosão dos ovos ocorrem entre quinze e dezessete dias de incubação.
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Está classificado pelo IUCN- International Union on for Conservation of Nature (União Internacional para a Conservação da Natureza) como Pouco Preocupante.
OBSERVAÇÃO: Não retire qualquer espécie silvestre da natureza, nem compre-os no comércio clandestino de animais silvestres, procure adquiri-los de criadores credenciados e legalizados pelo IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, é necessário ter autorização do órgão para manter essa espécie de pássaro em cativeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário