terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Capitão de Saíra

CAPITÃO DE SAÍRA
É um pássaro da ordem dos Passeriformes da família dos Tyrannidae, conhecido cientificamente como Attila rufus, medindo 20cm de comprimento, espécie endêmica do Brasil, conhecido também como tinguá açu e tinguaçu de cabeça cinza, sendo que o mesmo possui duas subespécie reconhecidas.
DISTRIBUIÇÃO: Encontrado exclusivamente no Brasil, na região da Mata Atlântica que vai do sul da Bahia ao Rio Grande do Sul. 
HABITAT: É endêmico da Serra do Mar e da Mata Atlântica entre 0 e 1500metros de altitude, no sub-bosque e no estrato baixo entre as samambaias e taquarais.
ALIMENTAÇÃO: Alimenta-se de insetos, anfíbios (principalmente rãs arborícolas) e pequenos frutos.
PÁSSARO ALIMENTANDO-SE
DIMORFISMO SEXUAL: Possui a plumagem na tonalidade ferrugínea uniforme, com cabeça cinzenta e garganta estriada de branco, grandes olhos escuros, tarsos e pés de coloração cinza, bico longo, chato e rosado. Não possui dimorfismo sexual.
REPRODUÇÃO: O ninho, em forma de tigela rasa, sólida e espaçosa, é revestido externamente com finas raízes e musgos verdes, no interior encontram-se finos pedúnculos foliares, é construído em cavidades de barrancos e troncos de árvores com cerca de 20 cm de profundidade e escondidos pela vegetação. A postura é geralmente de quatro ovos avermelhados, com  manchas avermelhadas e outras azul esbranquiçadas, dando um aspecto geral manchado a ele.
CANTO 
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Está classificado pelo IUCN - International Union on for Conservation of Nature (União Internacional para a Conservação da Natureza) como Pouco Preocupante.
OBSERVAÇÃO: Espécie protegida por lei, para mante-la no cativeiro é necessário ter uma autorização do IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.
Não retire qualquer espécie de animal silvestre da natureza, nem compre-os no comércio clandestino de animais silvestres, procure adquiri-los de criadores e credenciados e legalizados pelo IBAMA, seja consciente preserve a natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário