sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Saíra de Cabeça Azul

SAÍRA DE CABEÇA AZUL
Trata-se de um pássaro da ordem dos Passeriformes da família dos Thraupidae, conhecido cientificamente como Tangara Cyanicollis, medindo 12cm de comprimento,existem sete subespécies reconhecidas, sendo que, no Brasil, ocorrem apenas duas: Tangara cyanicollis melanogaster e Tangara cyanicollis albotibialis.
DISTRIBUIÇÃO: Presente em localidades esparsas do sul do Pará (Serra do Cachimbo), Goiás (Chapada dos Veadeiros) e Mato Grosso (Chapada dos Parecis, Rio das Mortes e Xingu), sendo encontrada também na Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia. 
HABITAT: Pequena saíra de áreas abertas, palmais, matas de galeria (cercado por rios de ambos aos lados), buritizais, campos e campinaranas ( floresta de um tipo particular de vegetação de solo pobre, raso e rochoso ), cerrado, áreas antrópicas (onde houve ou há ação do homem), pantanal, e ilhas fluviais.
ALIMENTAÇÃO: Sua alimentação baseia-se exclusivamente de frutos.
DIMORFISMO SEXUAL: A coloração da plumagem é basicamente azul e negra,cabeça, nuca e garganta são azuis, com uma faixa negra entre os olhos e o bico,costas negras, transformando-se gradualmente em azul turquesa mais abaixo,o uropígio (apêndice triangular que recobre as vértebras caudais) e as coberteiras superiores caudais e das asas são amarelos, com um pouco de verde, rêmiges (penas maiores das asas) e retrizes  (penas da cauda) são negras, com bordas amarelo esverdeadas, peito negro, barriga e flancos de cor azul profundo, misturado com negro, penas coberteiras caudais inferiores apresentam uma coloração verde azulada.
As fêmeas possuem uma cor azul mais pálida na cabeça, com alguns pontos negros na nuca.
REPRODUÇÃO: Faz ninho em formato de xícara, à altura média, a postura é em media de dois a três ovos, e a eclosão ocorre após 15 dias de incubação.
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Está classificado pelo IUCN - International Union on for Conservation of Nature (União Internacional para a Conservação da Natureza) como Pouco preocupante.
 OBSERVAÇÃO: É uma espécie protegida por lei, portanto necessita de autorização do IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, para mante-la em cativeiro, não retire qualquer espécie silvestre da natureza, procure adquiri-las de criadores credenciados e legalizados pelo órgão acima.


Nenhum comentário:

Postar um comentário