SANHAÇU DE FOGO
O sanhaçu de fogo é um pássaro da ordem dos Passeriformes da família Cardinalidae,também conhecido como canário do mato, queima campo, mãe do sol,
canário baeta, canarinho são João (Minas Gerais) e tiê sangue de boi, medindo 18 cm de comprimento,
após estudos genéticos recentes demonstrarem que constitui, na verdade, três espécies distintas: P. flava, com quatro subespécies.
DISTRIBUIÇÃO: Sua distribuição expande na faixa litorânea do Brasil, beneficiado pela
devastação das matas. Ocorre nas Guianas, Roraima, Nordeste do Brasil
até o Rio Grande do Sul.
HABITAT: Vivem nos cerrados, campos, matas abertas capoeiras ralas, eucaliptais, buritizais, palmais, bordas de matas ciliares, aos pares ou solitários, em áreas entrópicas (onde houve ou há ação do homem), e
no pantanal.
ALIMENTAÇÃO: Alimenta-se de insetos, frutas, folhas, botões e também néctar, frequentam comedouros com frutas em áreas antrópicas.
CANTO
DIMORFISMO SEXUAL: . O macho é facilmente identificado pelo colorido vivo quase totalmente carmim, apresenta a cabeça, face, garganta, peito e ventre na coloração vermelha alaranjada, os lores são vermelho escuro, a íris é preta, o bico é forte, robusto e negro possui dorso e as asas na tonalidades amarronzadas, penas rêmiges (penas maiores das asas) são marrom escuras, a cauda apresenta as retrizes com a coloração vermelho amarronzado, a porção distal das retrizes( penas da cauda) termina em uma leve ponta, toda a parte ventral é vermelho alaranjado com a coloração mais intensa do que aquela presente nas partes superiores da ave, as pernas são cinza amarronzadas.
A fêmea é muito diferente, sua plumagem tem a mesma distribuição de cores, mas as partes vermelho alaranjada do sexo masculino são substituídas pela coloração amarelo esverdeada.
A plumagem do indivíduo jovem se assemelha a plumagem dos adultos, porém sua coloração é mais pálida, apresenta estrias marrons, e barras alares acinzentadas.
O macho imaturo apresenta coloração mesclada de vermelho alaranjado por sobre a plumagem amarela esverdeada do indivíduo jovem, esta plumagem intermediária permanece por cerca de um ano.
MACHO
FÊMEA
MACHO JOVEM
REPRODUÇÃO: Reproduz o ano inteiro em certos locais, a fêmea as vezes usam ninhos da rolinha caldo de feijão como base para o seu ninho, a postura é de dois a quatro ovos verde azulados com pintas esparsas pretas ou avermelhadas, e a incubação dos ovos fica a cargo da fêmea.
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Está classificado pelo IUCN - International Union on for Conservation of Nature (União Internacional para a Conservação da Natureza) como Pouco Preocupante.
OBSERVAÇÃO: Não retire qualquer espécie de animal silvestre da natureza, nem compre-os no comércio clandestino de animais silvestre, procure adquiri-los de criadores credenciados e legalizados pelo IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, é necessário ter autorização do órgão para manter essa espécie de pássaro no cativeiro.