quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Tijerila

TIJERILA
É mais um pássaro da ordem dos Passeriformes da Família dos Tityridae, conhecido cientificamente como Xenopsaris albinucha, medindo 13cm de comprimento, sendo que o mesmo possui duas subespécie reconhecidas.
DISTRIBUIÇÃO: Presente localmente em Roraima, no Pará, próximo ao Rio Trombetas, e nas regiões Nordeste e Centro-oeste, do Maranhão, Piauí, Ceará e Alagoas em direção sudoeste até o Mato Grosso do Sul, também é encontrada na Venezuela, Bolívia, Paraguai e Argentina. 
HABITAT: Buritizais e matas de galeria (que formam corredores ao lados dos rios), campos e campinaranas (floresta de um tipo particular de vegetação de solo pobre, raso, e rochoso), caatinga, áreas antrópicas (onde houve ou há ação do homem), e pantanal. 
ALIMENTAÇÃO: Alimenta-se de insetos de pequeno portes em solo ou em galhos baixos.
CANTO
Vídeo compartilhado do Yotube 
DIMORFISMO SEXUAL:  O macho apresenta o dorso de coloração cinza, asas e cauda de coloração escura, sendo que as coberteiras e rêmiges( penas maiores das asas) apresentam fina borda branca, a coroa é preta e apresenta uma leve crista, a nuca é clara, e os lores e a parte frontal da testa são brancos, a garganta, peito, ventre e crisso ( região da cloaca) são brancos.
Íris escuras, bico, tarsos e pés são cinza escuros.
As fêmeas possuem  a plumagem semelhantes aos dos machos da espécie, entretanto sua  coloração é ligeiramente pardacentas para a porção inferior e cinza pardacentas para a porção superior.
 MACHO DA ESPÉCIE
FÊMEA DA ESPÉCIE 
REPRODUÇÃO: Constrói um ninho em forma de taças em forquilhas de arvores, usando na confecção raízes finas e gravetos.
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Está atualmente classificado pelo IUCN - International Union on for Conservation of Nature (União Internacional para a Conservação da Natureza) como Pouco Preocupante.
OBSERVAÇÃO: Trata-se de um pássaro silvestre, portanto é protegido por lei, não retire nem compre-o no comércio clandestino de animais silvestres, procure adquiri-los de criadores credenciados e legalizados pelo IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, é necessário ter autorização do órgão para mante-lo no cativeiro.
Seja Consciente preserve a Natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário