domingo, 1 de janeiro de 2017

Sanhaçu de asa branca


SANHAÇU DE ASA BRANCA
Trata-se mais um lindo pássaro da ordem dos Passeriformes da família dos Cardinalidae, conhecido cientificamente como Piranga leucoptera, medindo aproximadamente 14cm de comprimento, sendo que esta espécie é pouco estudada em território brasileiro, sendo que consta quatro subespécies reconhecidas.
DISTRIBUIÇÃO: No Brasil foi registrado em Roraima, na fronteira com a Venezuela, é encontrado também em Belize, Bolívia, Colômbia , Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala ,Guiana, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Peru, e Venezuela.  
HABITAT: Mata de terra firme, mata de transição, campos e campinaranas (florestas de um tipo particular de vegetação de solo raso, pobre e rochoso), tepuis.
ALIMENTAÇÃO: Sua alimentação baseia-se quase que exclusivamente em frutos.
CANTO: emite uma vocalização do tipo: "wiry "e-se-se-whéét"
DIMORFISMO SEXUAL: O macho é predominantemente vermelho, com uma pequena mascara preta na face que vai de baixo do bico até a bochechas, e asas negras com duas listras na tonalidade branca, a cauda e na tonalidade negra, as pernas e bico são negros.
A fêmea é verde oliva, com peito amarelo e garganta brilhante, assim como o macho, tem bico, pernas, cauda e asas pretas, e duas listras brancas em cada asa.
 MACHO DA ESPÉCIE
FÊMEA DA ESPÉCIE 
 REPRODUÇÃO: Por ser pouco estudado sabe-se apenas que a fêmea constrói um ninho em forma de taça na forquilhas de arvores, utilizando finos gravetos e musgos.
ESTADO DE CONSERVAÇÃO:  Sua classificação de acordo com o IUCN - International Union on for Conservation of Nature (União Internacional para a Conservação da Natureza) é Pouco Preocupante.
 
OBSERVAÇÃO: Espécie protegida por lei, é necessário ter autorização ter autorização do IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis para manter essa espécie de pássaro no cativeiro, e é sempre bom lembrar para não comprar qualquer espécie silvestre, no comercio clandestino de animais silvestre, procure adquiri-los de criadores credenciados e legalizados pelo órgão acima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário