CAMBADA DE CHAVES
É um belo pássaro da ordem dos Passeriformes da família dos Thraupidae, conhecido cientificamente como Tangara brasiliensis, medindo entre 13 e 14cm de comprimento.
DISTRIBUIÇÃO: Sua distribuição ocorre na mata atlântica litorânea.
HABITAT: Mata ou floresta ciliar, restinga e áreas antrópicas (onde houve ou há ação do homem), áreas abertas arborizadas, capoeiras, associados a bandos mistos ou em grupos monoespecificos.
ALIMENTAÇÃO: Alimenta-se principalmente de frutas, complementando sua dieta com insetos.
CANTO: Tem uma vocalização parecida com o bater de chaves.
DIMORFISMO SEXUAL: A plumagem da cabeça é azul e apresenta uma mancha negra na parte posterior, nuca e na região que reveste o bico, pescoço e a parte superior do tórax são azuis com algumas penas negras, flancos são de coloração azul salpicado com pequenas manchas pretas não uniformes, ventre e crisso (região da cloaca) são brancos, o manto é negro e as asas são negras com o encontro azul, as retrizes (penas da cauda) são negras, a íris e o anel periocular são negros, pernas e bico com bela coloração cinza escuro.Não apresentam dimorfismo sexual.
REPRODUÇÃO: Seu período reprodutivo é na primavera e verão. Faz ninho em formato de xícara pequena e aberta localizado no dossel (estrato superior da floresta) é durante o período reprodutivo mais comum vê-las aos pares.
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Está classificado pelo IUCN - International Union of for Conservation of Nature( União Internacional para a Conservação da Natureza ) como Pouco Preocupante.
OBSERVAÇÃO: Espécie protegida por lei, é ilegal mante-lo em cativeiro sem uma licença do IBAMA -Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.
Não retire qualquer espécie de animal silvestre da natureza nem compre-os no comércio clandestino de animais silvestre, procure adquiri-los de criadores credenciados e legalizados pelo órgão acima.
Seja consciente, preserve a Natureza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário