quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Murucututu de barriga amerela

MURUCUTUTU DE BARRIGA AMARELA
 O murucututu de barriga amarela é uma ave da ordem dos Strigiformes da família dos Strigidae, medindo aproximadamente 40 cm de comprimento, sendo conhecida cientificamente como Pulsatrix koeniswaldiana, também chamada de corujão mateiro.
DISTRIBUIÇÃO: Ocorre na região Sudeste e no Sul, do sul da Bahia ao Rio Grande do Sul, além do Paraguai e Argentina.
HABITAT:  Mata atlântica, matas mesófilas (vegetação de porte médio a alto), matas subtropicais e na mata de araucária, especialmente em regiões serranas.
ALIMENTAÇÃO: Alimenta-se de pequenos mamíferos e pássaros, que são surpreendidos em seus locais de repouso durante o período noturno.
VOCALIZAÇÃO
DIMORFISMO SEXUAL: Apresenta um disco facial castanho, sobrancelhas brancas ao redor do bico, dorso castanho escuro e cauda com faixas transversais brancas, tem um colar largo da mesma cor e o ventre é de cor amarelada (dando origem a seu nome comum). Não possui dimorfismo sexual.

REPRODUÇÃO: Ocupa ocos de árvores para nidificar, o macho é responsável por trazer alimento para a fêmea e para os filhotes. A época de reprodução acontece com a chegada da primavera e verão, quando as temperaturas são mais amenas e o alimento mais abundante.

ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Está classificado atualmente pelo IUCN - International Union on for Conservation of Nature ( União Internacional para a Conservação da Natureza, como Pouco Preocupante.
OBSERVAÇÃO: Não retire qualquer animal silvestre da natureza, nem compre-os no comércio clandestino de animais silvestre, procure adquiri-los de criadores credenciados e legalizados pelo IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, é necessário ter autorização do órgão par manter essa espécie de ave no cativeiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário