FORMIGUEIRO DO CAURA
Trata-se de um pássaro da ordem dos Passeriformes da família dos Thamnophilidae, conhecido científicamente como Myrmelastes caurensis, medindo de 18 a 19 cm de comprimento, é um dos pássaros mais desconhecido da família, possui pernas longas o que indica hábitos terrestres, e possui duas subespécie.
DISTRIBUIÇÃO: Ocorre no extremo norte do Amazonas e sul da Venezuela, é encontrado nas regiões serranas entre 2820 a 400 metros de altitude.
HABITAT: Habita mata de terra firme, e tepuis.
ALIMENTAÇÃO: É insetivoro, forrageia próximo ao solo ou na serrapilheira, deslocando-se em casais ou em pequenos grupos familiares, revira as folhas como o bico ou esgravata-as com os pés.
DIMORFISMO SEXUAL: O macho possui a íris vermelha, possui a plumagem cinza azulada, asas manchadas em preto e branco, sendo que as asas e a cauda possuem a tonalidade cinza escuro, a fêmea tem a cabeça cinza, a íris marrom, parte inferior marrom alaranjado, asas marrom escuro com pintas alaranjadas, e a cauda cinza escuro.
FÊMEA DA ESPÉCIE
MACHO DA ESPÉCIE
REPRODUÇÃO: Nada se sabe até a presente data sobre seu habito reprodutivo, apenas que os machos tornam-se bastante territorialista no mês de fevereiro.
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Está classificado pelo IUCN - International Union on for Conservation of Nature ( União Internacional para Conservação da Natureza ) como Pouco Preocupante.
OBSERVAÇÃO: Não retire animais silvestre da natureza, nem compre-os no comércio clandestino de animais silvestres, procure adquiri-los de criadores credenciados e legalizados pelo IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente, é necessário ter autorização do órgão para manter essa espécie de pássaro no cativeiro.