TIRIBA DE ORELHA BRANCA
Trata-se de uma ave da família dos Psittacidae, conhecida cientificamente como Pyrrhura Leucotis, da ordem dos Psittaciformes, também conhecida como fura mato pequeno, querequetê, e tiriba pequeno, e é a menor espécie dos periquitos de cauda longa, e chega a medir 21cm de comprimento.
DISTRIBUIÇÃO: Sua distribuição ocorre do Sul da Bahia até o Sul de São Paulo, vale do Ribeira, também pode ser encontrada em áreas ao norte da Venezuela.
HABITAT: Constitui um endemismo ameaçado na mata atlântica
ALIMENTAÇÃO: Sua alimentação baseia-se no frutos de palmeiras.VOCALIZAÇÃO:
CASAL DA ESPÉCIE
REPRODUÇÃO: Ocupa ocos de arvores, a postura é de cinco a nove ovos brancos, que são incubados pela fêmea no período de 27 dias, sendo que os filhotes deixam o ninho geralmente em torno de 35 dias.
CONSERVAÇÃO: Está classificado pelo IUCN - International Union on for Conservation of Nature (União Internacional para a Conservação da Natureza) como Quase Ameaçada, devido a perda do habitat. OBSERVAÇÃO: Não retire pássaros, aves, ou qualquer animal silvestre da natureza, procure adquiri-los de criadores credenciados e legalizados pelo IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais, é necessário ter uma autorização do órgão para manter essa espécie de ave no cativeiro.
AVES CRIADAS EM CATIVEIRO
Nenhum comentário:
Postar um comentário