MARIA PRETA DE BICO AZULADO
Trata-se de um pássaro da ordem dos Passeriformes da família dos Tyrannidae, conhecido cientifícamente como Knipolegus cyanirostris, chegando medir 14cm de comprimento.
DISTRIBUIÇÃO: Sua distribuição ocorre do Espírito Santo e Minas Gerais ao Rio Grande do Sul, e também no mato Grosso, pássaro localmente migratório nas serras do sudeste e sul entre 100 e 2.200 metros de altitude.
HABITAT: Floresta ou mata atlântica, floresta mesófila ( de porte médio a alto ), Floresta ou mata ciliar, mata de araucária, mata subtropical, restinga, campos e campinaranas ( floresta de um tipo particular de vegetação de solo raso, pobre, e rochoso ),cerrado. áreas antrópicas ( onde houve ou há ação do homem ), e pantanal.
ALIMENTAÇÃO: Trata-se de um pássaro insetivoro, isso é alimenta-se de insetos, e eventualmente consome frutas.DIMORFISMO SEXUAL: O macho possui a tonalidade negra uniformemente sem branco nas rêmiges ( penas maiores da asa ), íris avermelhada, bico claro azulado ou acinzentado. A fêmea é na tonalidade parda, com duas faixas amareladas nas asas, lados inferiores estriados grosseiramente de pardo anegrado e branco sujo.
MACHO DA ESPÉCIE
FÊMEA DA ESPÉCIE
REPRODUÇÃO: Constrói seu ninho em forma de Taça em arbustos, a postura é de dois a três ovos, a incubação leva em torno de 13 a 15 dias.
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Está atualmente classificado pelo IUCN- International Union on for Conservation of Nature (União Internacional para a Conservação da Natureza ) como Pouco Preocupante.
OBSERVAÇÃO: Não retire qualquer animal silvestre da natureza, nem compre-os no comércio clandestino de animais silvestre, procure adquiri-los de criadores credenciados e legalizados pelo IBAMA - Instituo Brasileiro do Meio Ambiente, é necessário autorização do órgão para manter essa espécie de pássaro em cativeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário