sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Maitaca verde

MAITACA VERDE
É uma ave da ordem dos Psittaciformes, família Psittacidae, sendo que seu nome científico é Pionus maximiliani, mede de 25 a 27cm de comprimento, também é conhecida como: maritaca (Minas Gerais), baitaca, maitaca, maitaca bronzeada, maitaca de maximiliano, maitaca suia, suia, e umaitá, é a espécie mais comum no Brasil Centro Oriental, e possui quatro subespécie.
DISTRIBUIÇÃO: Ocorre desde o Nordeste, Centro Oeste, Sudeste do Brasil, Paraguai, Bolívia até o norte da Argentina.
HABITAT: Floresta ou mata atlântica, floresta mesófila (vegetação de porte médio a alto ), mata ou floresta de Galeria (que formam corredores ao redor dos rios ), Mata ou floresta ciliar, mata de araucária, floresta subtropical, restinga, buritizais, cerrado, áreas antrópicas (onde houve ou há ação do homem ), e pantanal.
ALIMENTAÇÃO: É uma espécie frugivora, consomem frutos como: camboatá, e os de diversas espécies de embaúbas, mangas, laranja, botões e o néctar de grandes flores, e costumam atacar os arrozais.
CANTO: Emite apenas uma vocalização.
DIMORFISMO SEXUAL:  Não existe nesta espécie de ave, ambos apresentam a cabeça cinza azulada, abaixo do pescoço uma faixa roxa, bico amarelado, asas verdes, e o crisso (parte inferior do abdomem ) na tonalidade vermelha.
REPRODUÇÃO: Ocupam buracos em troncos, rochas e barrancos, utilizam penas e madeira raspada para a forragem do ninho, a postura é de três a cinco ovos na cor branca, a incubação leva em torno de 18 dias.
NINHO DA ESPÉCIE
CONSERVAÇÃO:  Está atualmente classifica pelo IUCN - International Union on for Conservation of Nature ( União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais ) como Pouco Preocupante.
OBSERVAÇÃO: Não retire qualquer animal silvestre da natureza, nem compre-os no comércio clandestino de animais silvestres, procure adquiri-los de criadores credenciados e legalizados pelo IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais, é necessário autorização do órgão para manter essa espécie de ave no cativeiro.
 





Nenhum comentário:

Postar um comentário