CHOQUINHA MIÚDA
É um pássaro da ordem dos Passeriformes da família dos Thamnophilidae, conhecida cientificamente como Myrmotherula brachyura, medindo 7cm de comprimento, é uma espécie amazônica pequena.
DISTRIBUIÇÃO:Presente em quase toda a Amazônia brasileira e também em todos os demais países amazônicos ( Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela).
HABITAT: É encontrada em matas de terra firme, matas de várzea e matas de transição, ocupa as copas e o estrato médio superior nas bordas e clareiras de matas densas.
ALIMENTAÇÃO: pequenos insetos.
VOCALIZAÇÂO: É uma serie acelerada de notas que tornam mais abrupto a medida que diminuem no tom terminal.
DIMORFISMO SEXUAL: O macho apresenta o dorso preto e branco, cabeça na mesma tonalidade, faixa ocular preta, olhos pretos, bico pontudo, abdomem amarelo claro, pernas e pés claros, a fêmea e semelhante ao macho porém possui a face mais amarelada.
MACHO DA ESPÉCIE
FÊMEA DA ESPÉCIE
REPRODUÇÃO: Seu hábito reprodutivos é pouco estudado em campo e não consta na literatura.
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Está classificado pelo IUCN- International Union on for Conservation of Nature (União Internacional para a Conservação da Natureza) como Pouco Preocupante.
OBSERVAÇÃO: Espécie protegia por lei, portanto é necessário ter uma autorização do IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.
Não retire qualquer espécie de animal silvestre da natureza, nem compre-os no comércio clandestinos de animais silvestre.
Seja consciente preserve a natureza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário