terça-feira, 15 de novembro de 2016

Caneleiro preto

CANELEIRO PRETO
O caneleiro preto é um pássaro da ordem dos Passeriformes da família Tityridae, conhecido cientificamente como Pachyramphus polychopterus,também conhecido como araponguinha, bico grosso de asas brancas, caneleirinho e caneleirinho preto, medindo aproximadamente 15cm de comprimento, e possui oito subespécie.
DISTRIBUIÇÃO: Sua distribuição ocorre da América Central e das Guianas à Bolívia, Argentina e Uruguai, e em todo o Brasil.
HABITAT: Frequenta bordas de matas mesófilas (vegetação de porte médio a alto), matas de araucárias, capoeiras, caatingas, matas secas, plantações eucaliptais, matas de galerias (cercada por rio de ambos os lados), mata de terra firme, mata de várzea, áreas antrópicas (onde houve ou há ação do homem), zonas rurais, pantanal, ilhas fluviais, e cerrado.
ALIMENTAÇÃO:
Come imagos( pupa de insetos), e larvas de insetos complementando a alimentação vegetal, sobretudo quando esta escasseia, por exemplo, durante as chuvas.
CANTO: Sua voz desperta muita atenção, forte e sonoro “djöit djöt-djöt-djöt…”. a fêmea tem um canto semelhante ao do macho, mas com volume mais baixo.
DIMORFISMO SEXUAL: O macho é delgado e de bico largo, tem o píleo (alto da cabeça) na tonalidade azulada, faixa sub ocular na cor negra, plumagem predominante na tonalidade cinza escura, ostenta faixas brancas nas asas e cauda, tarsos e pés cinza claro, a fêmea é verde olivácea, com bordas na asa e na cauda, de cor ferrugínea e partes inferiores amareladas.
MACHO DA ESPÉCIE
FÊMEA DA ESPÉCIE
REPRODUÇÃO:  Constrói ninhos no alto de árvores isoladas a uma altura entre 5 e 15metros do solo, na forma globular com musgos e outros materiais macios, com entrada lateral protegida e câmara incubatória pequena na parte superior, a postura é de dois a quatro ovos.
 NINHO DA ESPÉCIE
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Está classificado pelo IUCN - International Union on for Conservation of Nature (União Internacional para a Conservação da natureza) como Pouco Preocupante.
OBSERVAÇÃO: Por ser protegido por lei não o retire da natureza nem compre-o no comércio clandestino de animais silvestres, procure adquiri-los de criadores credenciados e legalizados pelo IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, é necessário ter autorização do órgão para mante-lo no cativeiro.
Seja consciente, preserve a Natureza.




Nenhum comentário:

Postar um comentário