sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Asa de Telha

ASA DE TELHA
Trata-se de um pássaro da ordem dos Passeriformes da família dos Icteridae, conhecido cientificamente como Agelaíoides badius, medindo 18cm aproximadamente de comprimento, sendo que o mesmo possui duas subespécie Agelaioides badius badius e Agelaioides badius bolivianus.
DISTRIBUIÇÃO: No Brasil ocorre do nordeste à Minas Gerais, Mato Grosso e Rio Grande do Sul, ocorre também na Bolívia, Paraguai, Argentina, Uruguai e até o Chile.
HABITAT: Buritizais e matas de galerias ( cercada por rios de ambos aos lados), cerrado, caatinga, campos e campinaranas( tipo particular de vegetação de solo pobre, raso, e rochoso), áreas antrópicas (onde houve ou há ação do homem), e pantanal.
ALIMENTAÇÃO: Sua alimentação se baseia em  pequenas frutas, sementes e invertebrados.
DIMORFISMO SEXUAL: Tem cor geral na tonalidade marrom escuro, sendo as asas e a cauda mais escuras e as orlas das penas coberteiras marrom avermelhado, possui uma espécie de “mascara” negra ao redor dos olhos, tarsos( pernas) negros, bico cônico.
Não apresenta dimorfismo sexual.
REPRODUÇÃO: Constrói um ninho em forma de tigela preso a uma forquilha ou ocupa os ninhos fechados de gravetos de furnarídeos, como o da espécie (cochicho), este “ninho parasitismo” tem sido interpretado como uma fase primitiva de parasitismo, tem normalmente uma ninhada por estação com dois ovos de cor branca.
NINHO DA ESPÉCIE
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Está atualmente classificado pelo IUCN - International Union on for Conservation of Nature (União Internacional para a Conservação da Natureza) como Pouco Preocupante.
OBSERVAÇÃO: É uma espécie de pássaro protegida por lei, nunca retire qualquer animal silvestre da natureza, procure adquiri-los de criadores credenciados e legalizados pelo IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos recursos Naturais Renováveis, e necessário ter autorização do órgão para manter esse pássaro em cativeiro.






Um comentário: