JOÃO BAIANO
Trata-se de um pássaro da ordem dos Passeriformes da família dos Furnariidae, conhecido científicamente como Synallaxis cinerea , sinônimo (Synallaxis whitneyi), medindo 16cm aproximadamente de comprimento.
DISTRIBUIÇÃO: Pássaro endêmico do sul da Bahia.
HABITAT: Floresta montanas entre 500 a 1.000metros de altitude em pares ou família (mata atlântica).ALIMENTAÇÃO: insetivoro, alimenta-se de insetos encontrados entre as folhagem que vasculham constantemente.
CANTO: Dum duplo "di-reet, di-reet, constantemente repetido.
DIMORFISMO SEXUAL: Possui a cabeça canela avermelhada, com uma faixa amarelada abaixo da sobrancelha, asas e cauda também na tonalidade canela, bochechas cinza escuro, parte superiores acinzentadas claro, íris avermelhada, bico fino na cor cinza, pernas e pés claros.
Não apresenta dimorfismo sexual.
REPRODUÇÃO: Infelizmente não consta na literatura seu habito reprodutivo, assim que obter qualquer informação será editada aqui no blog.
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Está atualmente classificado pelo IUCN - International Union on for Conservation of Nature (União Internacional para a Conservação da Natureza) como Ameaçada, vulnerável devido a perda do habitat pelo desmatamento.
OBSERVAÇÃO: É necessário ter autorização do IBAMA -Instituto Brasileiro do meio Ambiente e dos Recursos Naturais para manter esse espécie de pássaro no cativeiro.Seja consciente preserve a natureza, não comprando qualquer espécie de animal silvestre no comércio clandestino, procure sempre um criador credenciado e legalizado pelo IBAMA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário