sábado, 1 de outubro de 2016

Casaca de Couro

CASACA DE COURO
É um pássaro da ordem dos Passeriformes da família dos Furnaridae, conhecido científicamente como Pseudoseisura cristata, medindo 25cm de comprimento, conhecido também como carrega madeira do sertão, cacuruta, carrega madeira grande, João de moura, cajaca de couro, cajaca vermelha e casacão.
DISTRIBUIÇÃO: Trata-se de um pássaro endêmico do Nordeste Brasileiro, sua distribuição ocorre nos estados da Bahia, Minas Gerais, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Ceara, e Piauí.
HABITAT: Floresta mesófila (Vegetação de porte médio a alto), Mata de Galeria ( floresta de formam corredores ao lado dos rios), campos e campinaranas (floresta de um tipo particular de Vegetação de solo raso, pobre e rochoso), caatinga, cerrado, áreas antrópicas, e pantanal, geralmente é sempre encontrado ao pares.
ALIMENTAÇÃO: Trata-se de um pássaro onívoro, sua dieta básica são os insetos de grande porte, mais também consomem répteis, frutas, sementes, e ovos.
CANTO: Possui uma vocalização estridente.
DIMORFISMO SEXUAL: Apresenta plumagem ruiva uniforme, íris amarelada, e um longo topete sobe o píleo (cabeça), não apresenta dimorfismo sexual.
REPRODUÇÃO: Constrói seu ninho com gravetos e espinhos, uma estrutura bem alongada em forma de forno, utilizando outros materiais estranhos, tais como esterco, exúvias de répteis (pele de cobras), penas de urubu, plástico, latas, etc... e pode medir até um metro de comprimento por 60cm de altura, a postura é de três a cinco ovos na cor branca.
Costumam construir um outro ninho que serve para pernoite, este tem paredes menos espessas que o reprodutivo, e é construido próximo ao primeiro onde dormem todos os pássaros do bando, tanto os adultos como os jovens da ultima postura, e todo o grupo coopera no processo de reprodução onde vários ajudantes não reprodutivos ajudam na construção do ninho e na defesa do território e na alimentação dos filhotes.
NINHO DA ESPÉCIE
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Está atualmente classificado pelo IUCN - International Union on for Conservation of Nature  (União Internacional para a Conservação da Natureza) como Pouco Preocupante.
CURIOSIDADE: Na caatinga é um dos primeiros pássaros a dar sinal que já despertaram, entoando no escuro sua vocalização estridente sempre em dueto.
OBSERVAÇÃO: Não retire qualquer animal silvestre da natureza, nem compre-os no comércio clandestino, procure adquiri-los de criadores credenciados e legalizados pelo IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, é necessário ter uma autorização do órgão para manter essa espécie de pássaro do cativeiro.








Nenhum comentário:

Postar um comentário