domingo, 5 de março de 2017

Tachã

TACHÃ
É mais uma ave da ordem dos Anseriformes, da família dos Ardeidae, conhecida cientificamente como Chauna torquata, medindo 80cm de comprimento, e chegando a pesar até 4.400kg, também conhecido por inhuma-poca, chajá, anhuma-do-pantanal, tarrã (Rio Grande do Sul) e tachã-do-sul, não são reconhecida subespécie.
DISTRIBUIÇÃO: Ocorre no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Região Sul. 
HABITAT: Buritizais e matas de galerias (cercado por rios de ambos dos lados), áreas antrópicas (onde houve ou há ação do homem), pantanal e ilhas fluviais,
ALIMENTAÇÃO: Sua alimentação baseia-se em principalmente, de folhas de plantas aquáticas, apanhadas enquanto caminha pelo brejo ou nas margens, assim como insetos e moluscos. 
VOCALIZAÇÃO
DIMORFISMO SEXUAL: Não há dimorfismo sexual ambos apresentam coloração pardo acinzentada escura, com algumas manchas brancas, cabeçuda e topetuda. O pescoço é contornado por uma gola negra realçada por uma segunda penugem branca, a face superior da asa é negra, com grande área branca visível durante o voo, a face inferior da asa é totalmente branca, a região que rodeia os olhos possuí anel nu, e ao redor do pescoço (nem sempre visível), as pernas são vermelhas. As  fêmeas são menores que os machos as patas são curtas e fortes e os três dedos da frente estão unidos por uma membrana interdigital rudimentar. 
REPRODUÇÃO: Nidifica sobre plantas aquáticas, constrói um enorme ninho de folhas emaranhadas sobre um arbusto ou árvore pequena, sempre sobre a água, coloca de 2 a 7 ovos, chocados durante cerca de 45 dias, geralmente o macho passa mais tempo chocando os ovos, revezando com a fêmea quando precisar se alimentar mas nunca deixam o ninho sozinho. Os filhotes saem do ninho logo depois de nascerem ou no dia seguinte, cobertos com penugem semelhante a dos patinhos. Caminham com os pais, ficando imóveis e escondidos na vegetação ao primeiro grito de alerta. Os juvenis recebem os cuidados parentais de ambos os progenitores durante 3 a 4 meses. Os filhotes nascem com plumagem densa, marrom amarelada. Por volta dos 5 meses completam a plumagem e podem voar.
 NINHO DA ESPÉCIE
CONSERVAÇÃO: Está atualmente classificado pelo IUCN- International Union on for Conservation of Nature (União Internacional para a Conservação da Natureza) como Pouco Preocupante.
 OBSERVAÇÃO: Preserve a natureza, não retirando qualquer espécie de animal silvestre, e nem comprando-os no comércio clandestinos de animais silvestres, procure adquiri-los de criadores credenciados e legalizados pelo IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, para manter essa espécie de ave no cativeiro é necessário obter uma licença do órgão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário