terça-feira, 16 de agosto de 2016

Sanhaçu escarlate

SANHAÇU ESCARLATE
Trata-se de um pássaro da ordem dos Passeriformes, da família dos Cardinalidae, conhecido cientifícamente como Piranga olivacea, medindo 16cm aproximadamente de comprimento.
DISTRIBUIÇÃO: Sua distribuição ocorre na América  do Norte, América Central, aparece no Amazônia como visitante do hemisfério norte, Rondônia, Acre, e também no Pará, sendo que contem poucos registros de sua ocorrência em território brasileiro.
HABITAT: Mata de terra firme.
ALIMENTAÇÃO: Sua alimentação é bastante variada, alimenta-se de insetos voadores, sementes, frutas maduras e larvas, e raramente desce ao solo para s alimentar-se pois encontra com facilidade seu alimento entres as árvores.
CANTO: Chilreado bastante alto e estridente.
DIMORFISMO SEXUAL: O macho apresenta coloração predominante o vermelho intenso, com asas e cauda na tonalidade preta, sendo que sua coloração de eclipse e olivacéa, a fêmea apresenta uma coloração que varia entre o amarelo e o esverdeado.
MACHO DA ESPÉCIE
 
MACHO COLORAÇÃO DE ECLIPSE
FÊMEA DA ESPÉCIE
REPRODUÇÃO: Sua reprodução ocorre ao norte da fronteira Mexicana, o casal trabalha na construção do ninho que não é nada vistoso ou fechado, e não proporciona muito segurança aos filhotes, a postura é de dois a quatro ovos, e a incubação é em torno de 15 dias.
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Está classificado pelo IUCN -International Union on for Conservation of Nature ( União Internacional para a Conservação da Natureza ) como Pouco Preocupante.
OBSERVAÇÃO: Não retire qualquer espécie de animal silvestre da natureza, nem compre-os no comércio clandestino de animais silvestres, procure adquiri-los de criadores credenciados e legalizados pelo IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente, antes de adquirir um pássaro da espécie acima, consulte o órgão para saber se é necessário ter a autorização do mesmo, pois não trata-se de um pássaro nativo da fauna brasileira.
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário