MÃE DA LUA
Trata-se de uma ave da família dos Nyctibidae, da ordem dos Nyctibiiformes, conhecido cientificamente como Nyctibius griseus, medindo de 31 a 41cm de comprimento, também conhecido pelo nome de Urutau( ave fantasma).
DISTRIBUIÇÃO: Está distribuído em todo o território brasileiro, sendo encontrado também da Costa Rica à Bolívia, Argentina e Uruguai.
HABITAT: Floresta e mata atlântica, floresta mesófila (de porte médio a alto), mata e floresta de galeria( que formam corredores ao lados dos rios), floresta ciliar, mata de araucária, mata ou floresta subtropical, mata de terra firme, mata riparia ou ribeirinha, buritizais, campos e campinaranas( tipo particular de vegetação de solo raso, pobre e rochoso ), caatinga amazônica, caatinga, cerrado, áreas antrópicas ( onde houve ou há ação do homem ), pantanal, manguezais e ilhas fluviais.ALIMENTAÇÃO: Alimentam-se de insetos noturnos, especialmente de grande mariposas, cupins e besouros, que são caçados em pleno voo.
CANTO: Vocaliza um distinto e descendente "poo-pu,pu,pu,pu", principalmente em noite de lua cheia.
REPRODUÇÃO: Constroem seu ninho em cavidades de tocos ou galhos, a postura é de um único ovo, a incubação leva em torno de 33 dias, e o filhote deixa o ninho por volta de sete semanas.
NINHO DA ESPÉCIE COM OVO
FÊMEA COM FILHOTE
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Está classificado pelo IUCN - International Union on for Conservation of Nature ( União Internacional para a Conservação da Natureza ) como Pouco preocupante.
CURIOSIDADE: Existe uma crendice na Amazônia que as mães varrem debaixo das redes das meninas com uma vassoura feita com as penas da cauda desta ave para protegerem a castidade das meninas.
OBSERVAÇÃO: Não retire qualquer espécie de animal silvestre da natureza, nem compre-os no comércio clandestino de animais silvestres, procure adquiri-los de criadores credenciados e legalizados pelo IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente, é necessário ter autorização do órgão para manter essa espécie de ave em cativeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário