ROUXINOL
O rouxinol é um pássaro conhecido pela pureza de suas notas e pela variedade de suas melodias, pertence a família dos Turdidae. Seu nome cientifico é Luscinia Megarhynchos, também classificado como pertencente a família dos Muscicapideos, que são pássaros restritos ao velho mundo (continente Europeu).
O rouxinol é um símbolo do amor e dos sentimentos, porém, apresenta um íntimo laço entre o amor e a morte, quem ouvir seu canto jamais o esquecerá. Encontramos seu simbolismo vinculado à algumas obras como Romeu e Julieta, onde ele é o cantor da noite que se finda, a Odisseia de Homero e Orfeu e em sonetos de Shakespeare. É considerado o símbolo dos poetas, capaz de entoar 260 sequências diferentes por mais de duas horas sem repetir qualquer uma.
Seu canto melodioso tem a função de sedução quando é usado durante a noite e, de madrugada, antes do nascer do sol, serve para defender o seu território contra pássaros da sua mesma espécie.
Estudos de ornitologistas mostram que esse pássaro já nasce com uma predisposição para o canto.
Por ser um pássaro muito tímido, costuma esconder-se entre as vegetações.
Alimentação: Trata-se de um pássaro onívoro, sua dieta consiste em sementes, frutas e insetos.
Procriação: Costuma procriar em florestas da Europa e do sudeste da Ásia. É em Berlim (Alemanha) onde está a maior concentração desse pássaro.
Dimorfismo sexual: Não existe diferença entre os sexos, ambos possuem castanho claro em cima, exceto a cauda ligeiramente avermelhada, e branco sujo na parte inferior, chega a medir entre 15 e 16,5cm de comprimento.
Período de incubação: O período de choco é geralmente de 13 dias, onde o mesmo constroem os seus ninhos no chão próximos de arbustos fechados e chegam a tirar ninhada entre 4 e 6 filhotes por ano.
Distribuição: Florestas e moitas na Europa e no Sudoeste da Ásia, mais ao sul do que seu parente mais próximo, a Luscinia Luscinia, por ser uma espécie migratória passa o inverno no sul da África.
Canto: Como nas maiorias das aves as fêmeas não cantam, porém reagem com sensibilidade ao cantos de seus pretendentes, como já foi citado acima possuem um canto bastante melodioso.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário